Berlusconi ignora libertação<br>e avista-se com fascista

Milhares de manifestantes desfilaram, na sexta-feira, em Roma e em muitas outras cidades de Itália para comemorar o 63.º aniversário da libertação do fascismo e da ocupação nazi, em 25 de Abril de 1945.
Há 63 anos uma insurreição popular armada derrubava os fascistas de Benito Mussolini e os nazis alemães que ainda ocupavam várias cidades do Norte de Itália, designadamente Milão, antecipando-se à chegada dos exércitos anglo-americanos que progrediam pelo Vale do Pó após terem franqueado Bolonha.
A celebração da vitória sobre o fascismo mereceu o tradicional discurso do presidente da República, Giorguio Napolitano, que valorizou na cidade de Génova «a herança espiritual e moral da resistência».
Provocatoriamente, o futuro chefe do governo, Silvio Berlusconi, esteve ausente nas cerimónias oficiais, preferindo avistar-se nesse dia com o empresário Giuseppe Ciarrapico, figura que se define a si próprio como «um fascista cultural». Este admirador de Mussolini, patrão de vários jornais e antigo presidente do clube de futebol AS Roma, foi eleito senador nas listas da direita, após ter garantido a Berlusconi o apoio dos seus órgãos de imprensa.


Mais artigos de: Europa

A falência do trabalhismo inglês

O governo trabalhista de Gordon Brown, a braços com uma profunda crise financeira e com uma vaga histórica de contestação social, deverá sofrer uma pesada sanção nas eleições municipais que se realizam amanhã, 1 de Maio, na Grã-Bretanha.

Docentes obtêm 25%

Os professores da Lituânia, um dos três estados do Báltico, obtiveram no início de Abril um aumento salarial de 25 por cento, após uma prolongada greve de três semanas em Março.

Luta pelas reformas fecha refinaria

Os 1 200 trabalhadores de uma refinaria escocesa iniciaram no domingo, 27, uma greve de dois dias que obrigou ao encerramento do oleoduto que assegura 40 por cento do abastecimento britânico.Antecipando o início da paralisação, a refinaria de Grangemouth, a oeste de Edimburgo, foi encerrada na sexta-feira, medida que...

Funcionários anunciam greve geral

Cinco organizações sindicais anunciaram na sexta-feira, 25, uma jornada de greve nacional em toda a administração pública de França, para o próximo dia 15 de Maio, data que já tinha sido escolhida por cinco federações da Educação.As centrais CGT, FSU, Solidaires, Unsa e CFTC estenderam o apelo aos trabalhadores da...

Lutas de Abril

1. Em vésperas das comemorações da revolução de Abril, o PS, com apoio do PSD e do CDS, quis ratificar na Assembleia da República a proposta de novo Tratado da União Europeia, a que agora chamam de Lisboa, e que retoma a dita constituição europeia, que tinha sido rejeitada pelos povos da França e da Holanda. Fizeram-no...